From Test-Scratch-Wiki

Revision as of 20:46, 11 December 2019 by Fupicat (talk | contribs) (Created page with "frame|O ponto e vírgula no canto inferior esquerdo da [[Por:Página Inicial|Página Inicial.]] O "'''Glitch do Ponto e Vírgula'''" foi um erro no site...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

O ponto e vírgula no canto inferior esquerdo da Página Inicial.

O "Glitch do Ponto e Vírgula" foi um erro no site que durou pouco tempo. No canto inferior esquerdo de todas as páginas (exceto a página de Mensagens) no website do Scratch, havia um ponto e vírgula, do lado de fora do rodapé. Ele foi reportado pela primeira vez em 17 de setembro de 2013.[1]

Fonte

O ponto e vírgula aparecia próximo ao fim do código-fonte, nas linhas seguintes:[2]

    <script>
      $('#topnav .messages').notificationsAlert()
    </script>;

Ele provavelmente devia ter ido no final da linha acima dele. Devido ao fato que ele está fora da tag <script>, ele foi tratado como texto pelo navegador e apareceu na página.

Consequências

As consequências desse erro foram pequenas. Uma foi que todas as páginas afetadas ficaram 18 pixeis mais altas, devido ao espaço vertical que o ponto e vírgula usava. Isso significa que o rodapé do site não tocava mais a parte de baixo da página.

A outra consequência, também mais séria, era que a barra de rolagem aparecia no editor de projeto, onde não devia ter uma. O editor de projeto devia ocupar o tamanho exato da janela do navegador. O erro adicionava mais 18 pixeis além do tamanho do editor, então os navegadores começaram a mostrar a barra de rolagem por causa dessa altura extra.[3]

Remoção

O glitch for consertado em 27 de setembro de 2013,[4] mesmo tendo sido marcado como "fechado" no bugtracker dois dias antes.[5] O tópico principal de discussão do famoso glitch foi fechado em 3 de dezembro de 2013, já que ele já tinha sido removido.[6]

Reação

A comunidade do Scratch em geral acha o erro "engraçado", e pediu à Equipe Scratch para não removê-lo. Quando ele foi removido, alguns fingiram lamentar sua remoção. Foi sugerido que ele voltasse para o Dia da Mentira,[7] e esta ideia foi aceita para o Dia da Mentira de 2014, e novamente para o Dia da Mentira de 2016, 2017 e 2018.

Depois de sua remoção, muitos Scratchers comemoraram adicionando um ponto e vírgula ao fim de suas assinaturas do fórum, ou apenas mencionando-o.

O retorno do ponto e vírgula para o Dia da Mentira de 2014.

Retorno

2014

Para o Dia da Mentira de 2014, como a Equipe Scratch sabia do valor sentimental que o ponto e vírgula tinha, ele retornou ao rodapé do website temporariamente. O retorno do ponto e vírgula não foi anunciado a ninguém, ao contrário do resto das pegadinhas do dia.

2016

Novamente, para o Dia da Mentira de 2016, o ponto e vírgula voltou. Ele ganhou também um Emoji do Scratch, um ponto e vírgula gigante que fazia ponto-e-vírgulas menores explodirem na tela quando você passava o mouse por cima. Ele podia ser criado em comentários escrevendo um ponto e vírgula entre dois underscores, assim: _;_ o emijo foi removido junto do ponto e vírgula no canto da página quando o Dia da Mentira acabou.

2017

Para o Dia da Mentira de 2017, o ponto e vírgula estava novamente no canto da página. Era possível escrever o emoji do ponto e vírgula mais uma vez escrevendo _;_ mas ele não fazia nada, e ao invés de um ponto e vírgula gigante, ele aparecia apenas como um ponto e vírgula normal, sem nenhuma propriedade especial.

2018

Ele retornou novamente para o Dia da Mentira em 2018. Era possível digitar o emoji do ponto e vírgula novamente usando _;_ com as mesmas propriedades como em 2017.

Adicionalmente, a Wiki do Scratch também adicionou um ponto e vírgula ao final de todas as páginas.

Referências

  1. http://scratch.mit.edu/discuss/topic/16113/?page=1#post-141963
  2. http://scratch.mit.edu/discuss/topic/16113/?page=2#post-144870
  3. http://scratch.mit.edu/discuss/topic/16337/
  4. http://scratch.mit.edu/discuss/topic/16113/?page=5#post-149072
  5. http://scratchexp.media.mit.edu/issues/1269
  6. http://scratch.mit.edu/discuss/post/199166/
  7. http://scratch.mit.edu/discuss/topic/16113/