From Test-Scratch-Wiki

A maioria dos projetos do Scratch podem ser categorizados em um ou mais tipos de projeto. Criação de projetos é o ponto principal do Scratch, e então seus tipos também são importantes. No website do Scratch, os principais tipos de projeto são jogos, animações, simulações, música, arte, e histórias.

Principais Tipos

A maioria dos projetos no website do Scratch se enquadra nas seguintes categorias (Veja aqui para uma lista completa):

Animações

Página principal: Por:Projetos de Animação

Animações são um tipo popular de projeto feito por Scratchers. Consistem de um número variado de fantasias reproduzidas em sucessão rápida, para criar um filme ou algo parecido. Animações foram feitas para representar o dia-a-dia, histórias de fantasia, comédia, e muito mais.

Esses projetos costumam chegar à Página Inicial, dando a muitos animadores seguidores leais.

Jogos

Página principal: Por:Projetos de Jogo

Jogos são o tipo de projeto mais comum. Por causa do grande número de possibilidades do Scratch, vários clássicos foram recriados — de Pacman a Mario, ou de pistas de corrida a caças ao tesouro. Esses projetos também são populares, dando programadores hábeis um grande grupo de fãs. Eles tomam grande parte da página inicial e são uns dos mais vistos.

Simulações

Página principal: Por:Projetos de Simulação

Simulações são projetos que recriam uma situação da vida real. Existem simulações de física, clima, gravidade, 3D — quase qualquer coisa pode ser recriada, incluindo simulações menos comuns como flocos de neve, canhões, bolhas, rotação...

Alguns temas comuns são Sistemas Operacionais ou engines.

Música

Página principal: Por:Projetos de Música

A música que o Scratch encoraja mais é a que foi criada somente com os blocos de música. O Scratch usa o banco de sons MIDI instalado em um sistema para tocar notas em 128 instrumentos diferentes, com ajuste de volume e ritmo.

Outra variação de projeto de música é quando um usuário importa uma música. Este ato gera controvérsia por requerir pouco ou nenhum esforço por parte do criador.

Arte

Página principal: Por:Projetos de Arte

Um dos propósitos do Scratch é criar jogos, histórias e arte interativa. A maioria dos projetos de arte no passado foram interativos, mas recentemente a maioria dos projetos de arte foram notados pela Equipe Scratch por não serem interativos. Mesmo inesperada, essa mudança foi aceita na comunidade.[1] Muita arte complexa chega na página inicial, e os artistas normalmente recebem fama e popularidade. Existe muita controvérsia sobre projetos de arte, já que eles não contém nenhuma programação, alguns Scratchers os consideram desperdício de espaço. Mesmo que isso seja suportado pela natureza do Scratch como uma linguagem de programação, muitos Scratchers aceitam este novo estilo de arte no Scratch.

Histórias

Página principal: Por:Projetos de História

Estes projetos são muito raros, já que a maioria deles se encaixa na categoria animação. Os que sobram costumam ser interativos, como uma aventura. Algumas histórias são diferentes, como simular um livro usando fantasias ou Cenários.

Outros tipos

Alguns outros tipos comuns que não tem sua própria categoria:

Tutoriais

Página principal: por:Projetos de Tutorial

Projetos de tutorial te ensinam a fazer algo. Alguns tutoriais comuns ensinam a fazer scripts de scrolling, velocidade, dicas de arte, e mais. O Estúdio de Design Scratch lançou um estúdio encorajando a criação de tutoriais.

Remix

Página principal: Por:Remix

Um remix, no Scratch, é um projeto que foi criado por cima de um projeto diferente. Ele é então editado, e depois publicado. Remixes podem ser feitos de qualquer coisa — existem até projetos criados para outros remixarem (como uma base de jogo de plataforma ou um meme).

Correntes de Remix

Página principal: Por:Remix#Correntes de Remix


Sistemas operacionais

Página principal: Por:Sistemas Operacionais

Um sistema operacional do Scratch geralmente é um "modelo" de um sistema operacional. Alguns podem carregar aplicativos e dados, além de criar, salvar e deletar arquivos de tipos diferentes, guardados em listas.

Linguagens de Programação

Página principal: Por:Linguagens de Programação

Alguns usuários criam suas próprias linguagens de programação dentro do Scratch. Elas costumam ser bem simplificadas, já que interpretadores avançados precisam de recursão para serem eficientes.

Existem também interpretadores que convertem código de linguagens de programação da vida real, como parsers de XML.

Propagandas

Alguns projetos são usados como propagandas para outros projetos, estúdios, usuários, problemas relacionados aos fóruns e outros itens não relacionados ao Scratch. Propagandas especiais chamadas "teasers" anunciam um projeto por vir, para gerar expectativa por eles. Esses tipos de propaganda geralmente incluem fotos ou amostras de gameplay.

Spam

Projetos de spam são projetos que não tem qualquer uso, feitos somente para ser inapropriados ou inúteis, desperdiçando espaço. Podem incluir spam comercial.

Clutter

Página principal: Por:Clutter

Projetos Clutter usavam um website chamado Clutter para juntar vários projetos em uma corrente. Por exemplo, vários projetos podiam conter multiplos níveis, e o jogador deve completar níveis passados antes de passar para os mais difíceis.

Projetos 3D

Página principal: Por:Projetos Tri-Dimensionais

Projetos 3D são um tipo desafiante de criar, visto que o Scratch não providencia ferramentas 3D. Contudo, um número impressionante de projetos 3D, de wireframe a objetos sólidos, foram criados com o Scratch. A introdução da opção "executar sem atualização de tela" para blocos customizados permitiu que renderização 3D pudesse ser feita mais rapidamente.

Pacotes de Ator

Um pacote de ator é um tipo de projeto que contém muitos atores ou fantasias. Eles podem ser retirados de video-games, criados com editores externos como o GIMP, ou desenhados à mão, e às vezes são animados. Eles são úteis para programadores que não são bons em arte.

Eles costumam ter um tema, por exemplo, um pacote de atores com o tema "espaço" teria espaçonaves, planetas, e aliens como atores.

O Acampamento de Personagens Criativos encorajou usuários a criarem pacotes de ator.

Quem é o Scratcher?

Projetos de Quem é o Scratcher são jogos, normalmente parte de uma série, onde você adivinha que o Scratcher descrito no projeto é usando os comentários. O Scratcher descrito normalmente é famoso, mas há várias variações deste tipo de projeto.

Grito

Página principal: Por:Grito

Um projeto de grito (ou Screamer) é uma animação que, sem aviso, para inesperadamente e mostra uma imagem assustadora e um barulho alto para assustar o espectador. Eles são normalmente feitos como brincadeira, mas às vezes a imagem pode ser nojenta ou perturbadora. Neste caso, o projeto deve ser reportado.

Poema de Script

Um poema de script é uma história ou mensagem contada usando scripts, usando blocos e blocos customizados.

Petições

Alguns usuários criaram petições para tornar algo realidade e encorajar usuários a remixar e assinar seu nome. Exemplos incluem petições contra a SOPA e PIPA[2] e contra o bullying.[3]

Algumas petições acabam em briga e drama por causa dos tópicos controversos com os quais elas lidam.

100% Caneta

Página principal: por:Jogos de Caneta

Um projeto 100% caneta usa apenas um sprite que usa a extensão de caneta para desenhar tudo na tela, como personagens, estruturas e cenários. Projetos 100% caneta podem ser jogos, desenhos, simulações, e mais.

Extensões

Extensões são scripts feitos para serem usados em outros projetos para extender a funcionalidade do Scratch. Alguns exemplos de extensões são scripts de sincronização de lábios, efeitos visuais e engines de texto.

Photo Dump

Photo Dumps são projetos com várias fotos que não são usadas em nenhum outro projeto, e sã postadas apenas para mostra. As fotos são normalmente tiradas pelo criador do projeto.

Art Dump

Art Dumps são projetos com vários desenhos feitos pelo criador que não são usados em nenhum outro projeto.

Parallax

Página principal: por:Parallax

Parallax é um efeito visual em que objetos que estão mais distantes aparentam se mover mais devagar. Isso é simulado em um projeto fazendo vários objetos que se movem a intervalos diferentes em relação a um referencial, em muitos casos sendo o ponteiro do mouse.

Referências