From Test-Scratch-Wiki

Esta página é sobre a linguagem de programação. Para o website, veja por:Website do Scratch.


O Scratch Cat, o mascote oficial do Scratch.
O logotipo do Scratch.

Scratch é uma linguagem de programação educacional desenvolvida pelo Grupo Lifelong Kindergarten no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com mais de 48 milhões de usuários registrados e 47 milhões de Projetos.[1] A versão atual, 3.0, pode ser baixada aqui (a versão anterior, 2.0, pode ser baixada aqui) ou acessada pelo editor online aqui. O Scratch é orientado para crianças entre 8-16 anos e do segundo ano ao ensino médio.

Scratch é feito para ser divertido, educativo, e fácil de aprender. Ele tem as ferramentas necessárias para criar histórias interativas, jogos, arte, simulações, e mais, usando programação baseada em blocos. O Scratch também tem o seu próprio editor de imagem e editor de som.

Usuários programam no Scratch arrastando blocos da paleta de blocos e encaixando-os em outros blocos, como um quebra-cabeça. Estruturas de vários blocos são chamadas de scripts. Este método de programação (construir código com blocos) se chama "programação drag-and-drop".

O URL do website do Scratch é https://scratch.mit.edu.

História

Página principal: Por:Versões do Scratch

O Scratch começou a ser desenvolvido em 2003 e foi lançado ao público em 2007. O Scratch 1.0, a primeira versão, era muito parecida com o Scratch 1.4. Àquele instante, apenas o editor offline existia; o website era um pequeno blog onde projetos podiam ser compartilhados e jogados. Com o crescimento do Scratch, o site foi expandido. Scratch 1.1, Scratch 1.2, Scratch 1.3 e Scratch 1.4 foram lançados. Nesse ponto, o Scratch já tinha milhões de usuários e projetos, e muitas novas funções.

Junto ao lançamento do Scratch 2.0, em 2013, o site e a interface de usuário foram modificados. O Scratch continuou a crescer, atingindo 30 milhões de usuários e projetos. O Scratch 3.0 foi lançado em 2019.

Em razão do rápido crescimento da comunidade do Scratch, a Fundação Scratch expandiu-se, e lidera o design, desenvolvimento e suporte do Scratch desde 12 de março de 2019.[2] O MIT continuará a trabalhar junto da Fundação Scratch.

Usos

O Scratch é usado em escolas ao redor do mundo como uma maneira de introduzir programação de computador básica para crianças. Também é usado fora de escolas. Alguns professores usam contas de professor para monitorar estudantes enquanto estão usando a comunidade do Scratch. Crianças e até adultos ganham entendimento dos fundamentos da programação com Scratch e normalmente começam a usar outras linguagens de programação. Durante seu uso do Scratch, pessoas podem remixar, e colaborar com outros em projetos.

Ambiente

Página principal: Por:Interface de Usuário do Scratch

Ao projetar a ferramenta, a maior prioridade dos criadores era fazer uma linguagem e ambiente de trabalho simples, intuitivas e facilmente aprendidas por crianças que não tinham experiência com programação. Há forte contraste entre as funções multimídia poderosas e estilo de programação estilo multi-thread e as possibilidades limitadas da linguagem de programação do Scratch.

O ambiente de desenvolvimento do Scratch 3.0 na inicialização.
A interface de usuário do ambiente de desenvolvimento do Scratch divide a tela em vários painéis: no meio está a paleta de blocos, na direita a área de scripts, e na esquerda o palco e a lista de atores. A paleta de blocos contém fragmentos de código (chamados de "blocos") que podem ser arrastados à área de scripts para criar programas. Para limitar a quantidade de blocos disponíveis na tela e facilitar o uso, a paleta é organizada em nove grupos de blocos: movimento, aparência, som, eventos, controle, sensores, operadores, variáveis e mais blocos.

Origem da Palavra

"Scratch" foi usado como o título para a linguagem de programação do Grupo Lifelong Kindergarten, já que tem a ver com "scratching", referente à música.

Scratch é uma técnica musical utilizada por um turntablist para produzir sons ao "arranhar" o disco de vinil para frente e para trás repetidas vezes em um toca discos para produzir sons percussivos ou rítmicos. Um crossfader de um mixer para DJ pode ser usado com dois toca discos.

Wikipédia

Assim como no Scratch, onde você junta diferentes partes de códigos (blocos) e cria algo novo.

Pegamos o nome "Scratch" da maneira que DJs de hip-hop fazem scratching com música. Eles juntam pedaços de músicas em combinações inesperadas e criativas.

– Mitchell Resnick, Grupo Lifelong Kindergarten no MIT

Variações da Palavra

A palavra "Scratch" gerou outras expressões notáveis entre usuários do Scratch:

  • Novo Scratcher — Um usuário com status de novo Scratcher
  • Scratcher — Um usuário do Scratch
  • Scratcheando — Um verbo que quer dizer usar Scratch
  • Scratcheado — Um projeto que é uma tentativa de réplica de outro jogo, por exemplo: "Pac-man Scratcheado"
  • Horário do Scratch — O fuso horário usado nos fóruns (EST/EDT)
  • Equipe Scratch — Os moderadores e desenvolvedores do site.
  • Scratch On! — Uma frase criada pela Equipe Scratch, usada por ela (e por Scratchers também) para encorajar Scratchers, ela significa "continue usando o Scratch!"

Lema

O lema do Scratch é "Imagine, Programe, Compartilhe". Isto segue os princípios básicos ao criar um projeto: Ter uma ideia ("Imagine"), programar esta ideia no Scratch ("Programe"), e então publicá-la na comunidade ("Compartilhe"). A partir da chegada do Scratch 2.0, o lema esteve menos presente no site; a página inicial não apresenta mais o lema, em seu lugar uma descrição do que o Scratch é.

Versões

Página principal: Por:Versões do Scratch

Scratch está atualmente na versão 3.0, o editor online lançado oficialmente em 2 de janeiro de 2019, e o editor offline logo em seguida. Seu antecessor é o Scratch 2.0, lançado em 9 de maio de 2013. As versões anteriores, mais antigas, são o Scratch 1.4, Scratch 1.3, Scratch 1.2, Scratch 1.1 e Scratch 1.0. Cada versão teve mudanças significativas, especialmente o salto de 2.0 para 3.0. Não apenas o programa foi atualizado com a versão 2.0 e 3.0, mas todo o site foi refeito.

Features

Permissões do SO

O Scratch tem acesso limitado ao hardware/sistema operacional e é um programa muito seguro. O Scratch pode obter acesso a:

  • Volume do microfone
  • Posição do mouse em relação à janela do Scratch
  • Teclas pressionadas, apenas se o Scratch estiver em foco
  • No Scratch 2.0 e 3.0, alguns movimentos podem ser detectados como valores numéricos, usando uma webcam como entrada de imagem.
  • O sistema de arquivos pode ser acessado ao desenvolver projetos, mas não ao rodá-los.
  • O Scratch pode se conectar a um Lego WeDo ou PicoBoard plugado ao seu computador.

Algumas modificações do Scratch requerem mais permissões do SO.

ScratchJr

Página principal: Por:ScratchJr

ScratchJr é uma linguagem de programação baseada no Scratch que utiliza conteúdo baseado em visuais, para introduzir crianças de 5 a 7 anos (seu público-alvo) ao mundo de programação. Foi desenvolvido em parte por alguns membros da Equipe Scratch, e está disponível para iOS e Android como um aplicativo.

Informações Notáveis

  • O Scratch trabalhou com o Cartoon Network para promover o Ursos Sem Curso encorajando Scratchers a fazer projetos sobre o desenho.
  • O Scratch foi renomeado Neigh temporariamente por causa de uma piada de Primeiro de Abril feita pela Equipe do Scratch em 2012 como uma piada sobre a versão 2.0. Houveram também muitas referências ao desenho My Little Pony. Mais informações aqui.
  • O Scratch se encheu de projetos sobre o Gato do Scratch por causa da ScratchCation em 2016, onde o gato tirou férias do Scratch. A Equipe Scratch mostrou uma nota deixada pelo Gato do Scratch em uma notificação aos usuários, tornando este um evento no site todo.

Veja também

Referências

  1. http://scratch.mit.edu/statistics/
  2. https://medium.com/@mres/supporting-the-growth-of-scratch-e56dc7f84453