From Test-Scratch-Wiki

SandCastleIcon.png Esta página contém links a websites ou programas sem relação ao Scratch ou à Wikipédia. Lembre-se de navegar com segurança, já que não podemos garantir que outros sites são seguros.
Este artigo é sobre o website inteiro. Para a página inicial, ver Página Inicial.
O topo da Página Inicial do Scratch sem nenhuma conta logada
Isso é um código QR que pode ser escaneado por um celular para acessar o Scratch
A janela de login do site do Scratch

Este artigo ou seção documenta a versão atual do Scratch (versão 3.0). Para ver este artigo no Scratch 2.0, ver Website do Scratch (2.0). Para ver este artigo no Scratch 1.4, ver Website do Scratch (1.4).

O website do Scratch é o site oficial do Scratch, no qual Scratchers podem publicar e visualizar projetos, bem como se comunicar com outros através de comentários em perfis, estúdios, projetos, e postagens nos Fóruns do Scratch. A URL do site do Scratch é scratch.mit.edu.

O website do Scratch é personalizável; outros usuários podem ser seguidos, estúdios podem ser criados, projetos e estúdios podem ser excluídos. Os perfis de outros usuários também podem ser visualizados.

O site abriga a Comunidade do Scratch; cada usuário tem sua próprio página de perfil. A página inicial contém os Projetos em Destaque, Estúdios em Destaque, Projetos de Scratchers que Estou Seguindo. (se o usuário logado estiver seguindo outros), O que a Comunidade está Remixando, e O que a Comunidade está Amando, e mais seções.

Seções

Abaixo está uma lista de todas as seções principais do Website do Scratch:

A ordem das colunas na página principal é a seguinte:

História

Página principal: Website do Scratch (1.4)
O website do Scratch quando estava em sua versão beta.[1]
O website do Scratch 1.4.
O website do Scratch 2.0 em 2018.

O website antigo do Scratch era muito menor, até porque abrigava uma comunidade menor. Algumas diferenças são que a primeira página continha muito menos seções, os fóruns eram menores e as páginas eram bastante diferentes visualmente.

Dias Iniciais e Beta

Quando o Scratch foi anunciado ao público pela primeira vez, foi lançado em um pequeno blog. Depois de um tempo, para os testadores escolhidos, foi aberta uma página no blog onde projetos do Scratch podiam ser mostrados e vistos pelo público. Assim que o Scratch foi aberto para todos, centenas de Scratchers começaram a fazer projetos e os postaram no blog do Scratch. A Equipe do Scratch, então, decidiu transformar o blog em um site completo para que todos pudessem postar seus projetos e dar feedback uns aos outros. Quando o Scratch foi criado, ele não tinha um website tão desenvolvido como o atual. Era apenas uma única página apresentando o Scratch e dando alguns links para os "Cartões do Scratch" e "Tutoriais". Com o tempo, os criadores do Scratch desenvolveram uma comunidade, pois viram que uma poderia ser efetivamente criada.[1]

A versão beta do site do Scratch pode ser acessada aqui.

Scratch 2.0

A estrutura do site mudou ao longo do tempo. Novos recursos como os Estúdios de Design Scratch foram introduzidos, junto de áreas totalmente novas como o Fórum de Jogos Baseados em Texto. (não mais existente no site do Scratch). Também houve renovações; tais como uma mudança completa na Página Inicial (permitindo uma seção específica para curadores) e mudanças no fórum.

Em maio de 2013, todo o website do Scratch foi atualizado para o Scratch 2.0. O site passou por muitas mudanças, incluindo um novo editor de projetos online com vários recursos novos, como blocos customizados e clonagem; um visual atualizado; novos recursos no site, como o Explorar, as Minhas Coisas, e Projetos Relacionados; uma página inicial atualizada; e novos fóruns (os antigos foram arquivados).

Servidor Europeu

No dia 27 de julho de 2010,[2] uma versão separada do site foi criada para usuários fora dos Estados Unidos. O site era o mesmo, a única diferença era que o motor de cache estava hospedado em um servidor na Europa, com a esperança de que isto aumentaria a velocidade de conexão para usuários fora dos Estados Unidos. No entanto, isso foi apenas um teste do sistema e muitos usuários tiveram problemas técnicos, então o site foi abandonado e não existe mais.

Scratch 3.0

No Scratch 3.0, o website foi atualizado novamente. Agora há um banner no topo da página inicial que apresenta o Scratch. Páginas de projeto e muitas outras páginas ganharam um novo visual. No dia 6 de julho de 2021, os estúdios foram atualizados.

Crescimento

O site cresceu muito no decorrer do tempo. Ele alcançou um total de 92 milhões de projetos e mais de 82 milhões de Scratchers em Dezembro de 2021.[3]

Erros

O erro 500.
Ver também: Erro 403, Erro 404, e Erro 500
Ver também: Modo de Manutenção

Às vezes aparecem erros 403, 404, ou 500 pelo site. Os erros 403 aparecem quando alguém tenta visualizar uma página sem permissão. Erros 404 são lançados quando uma página no Scratch não existe, e erros 500 são lançados quando o servidor do Scratch teve um erro. Se a Equipe do Scratch estiver fazendo grandes mudanças no website, os visitantes serão redirecionados para o Modo de Manutenção até que as atualizações terminem.

Há também outros erros que alguns usuários recebem, como o erro 504 "Gateway Timeout".[4] Entretanto, eles só retornam uma tela de texto básica ao invés de uma mensagem decorativa.

Demográficos do Site

A Amazon mostra que o domínio mit.edu está em 1.224º lugar no mundo em tráfego, embora isto também inclua o site principal do MIT. A Amazon também mostra que ele está em 860º lugar nos Estados Unidos e que 123.717 sites estão vinculados a ele. 11,84% dos visitantes do site principal do MIT visitaram o subdomínio scratch.mit.edu.[5] O maior número de visitas em um dia ao site Scratch foi de 59.814, em 8 de outubro de 2009, de acordo com as estatísticas da Quantcast. O maior número de visitas em um mês foi superior a 1.200.000.[6]

Links Externos

References

Cookies help us deliver our services. By using our services, you agree to our use of cookies.